A história do Tatini Restaurante



2011 - Don Mario

NOVA ÉPOCA
Mario Tatini ainda é o maître de sua casa, além de gerente, diretor e mestre. Dedica-se integralmente, de corpo e alma, deixa um pouco, delega um pouco. Orienta a todos, de tudo que aprendeu trata de passar a seus funcionários. Mario continua a viver a casa, a sonhar com a casa, até com mais intensidade! Textos do livro A Receita de Mario Tatini de Teresa Cristófani Barreto - Editora Iluminuras 2004




2004 - 50 anos de gastronomia no Brasil

A RECEITA DE MARIO TATINI
O Tatini Restaurante completa 50 anos encantando os brasileiros com o sabor dos mais deliciosos pratos da gastronomia italiana. Para marcar o cinquentenário no Brasil, é lançado o livro ?A receita de Mario Tatini?, com um pouco da história e alguns segredos da família e da sua filosofia de inventar novos pratos e treinar pessoalmente sua equipe. Depois de 50 anos, a família se orgulha em atender clientes ainda da primeira geração que acompanham toda sua trajetória e sucesso.




1993 - Tatini Rosticceria

SABOR EM SUA CASA
Andrea e Paola Tatini, filhas de Mario, seguem a admirável qualidade do restaurante na Tatini Rosticceria com as famosas massas frescas e carnes, mas as irmãs também incluem inovações da gastronomia contemporânea nas receitas italianas. A rosticceria trabalha com encomendas e faz o serviço de entrega na região, além de atender no próprio local.




1990 - Novas gerações

I BRASILIANI
O restaurante da Família segue o mesmo ritmo, impoluto e vibrante. Mario se mantém fiel aos princípios que ele mesmo burilou. A nova geração, a primeira nascida no Brasil, vai chegando, Andrea voltando de cursos e trabalho em Barcelona convida Paola e Thais para abrir a Tatini Rosticceria. Fabrizio, que seguia uma carreira de sucesso como publicitário, também é recrutado mas passa anos tentando conciliar as duas profissões, até ficar definitivamente na cozinha e no salão.




1983 - Tatini Restaurante

TATINI RESTAURANTE
Em 1983, Mario está no auge, desenvolve a convites, projetos para hotelaria, sindicato e educação superior. Inaugura o seu primeiro restaurante sem a sociedade dos irmãos. Um sucesso espetacular. Nesta casa Mario já começa a profissionalizar as próximas gerações familiares. Seus sobrinhos e filhos passam por exigente aprendizado e treinamento com os mais antigos colaboradores da casa sob a sua rigida supervisão. Gisela, sua esposa e fiel escudeira, educa e ensina, corrige e trata apaixonadamente seu "caçula""."




1974 - Santos - São Paulo

PALADAR SE EDUCA
A nova geração Tatini começa sua educação entre as mesas e cozinhas dos restaurante de Santos e São Paulo, as crianças Tatini, Andrea, Fabrizio, Paola e Thais experimentam de tudo, preparam vários pratos e já reconhecem especiarias e ingredientes da culinária brasileira e exóticos.




1958 - São Paulo - Alameda Santos

DON FABRIZIO
Inaugurado em 17 de julho de 1958 com pompa e muitas celebridades. A guarda de honra de Adhemar de Barros, então prefeito da capital, recebe os convidados fazendo-os passar sob suas espadas cruzadas. Câmeras de televisão transmitem a cena. Desde o início conquista a cidade de São Paulo. Ao longo dos próximos 20 anos torna-se o paradigma dos restaurantes brasileiros. Permanece tendo a familia Tatini como proprietária até dezembro de 1982.




1954 - Don Fabrizio

PRIMEIRA CASA NO BRASIL
Fabrizio Tatini chega ao Brasil em 1953, em julho de 1954 estabelece-se com o filho Mario e toda a familia na Avenida Ana Costa, 482, em Santos. No Restaurante Don Fabrizio utiliza pela primeira vez a lâmpada ou fogareiro na preparação de pratos junto aos clientes. O Brasil encanta por suas cores, aromas e sabores, a família extasiada cria novos pratos, utiliza-se de produtos tipicamente brasileiros e também ingredientes que traz da Itália.




1953 - Roma - Itália

CINECITTÀ
Mario Tatini trabalha como garçon do Restaurante Giorge em Roma onde tem a oportunidade de atender príncipes e reis, Aga Kahn, o xá da Pérsia e Soraya a Princesa Triste; o Rei Farouk e sua rainha Najla. Grandes divas de Hollywood, Elizabeth Taylor, Rita Hayworth, Sofia Loren, Gina Lollobrigida e a maravilhosa Anna Magnani com quem "dividiu"" um prato em um almoço."




1910 - Regno D´Itália

O VELHO CASIMIRO
Casimiro Tatini, pai de Fabrizio e avô de Mario Tatini era tido como cozinheiro de primeira qualidade, abriu o primeiro Restaurante da família, o Antico Fattore em Firenze, apesar de oferecer uma bela culinária passou rápido, como um cometa. Deixou um brilho nos olhos da família por gerações.