O Estado de São Paulo, 2003

 

No Brasil há quase 50 anos, a família Tatini tem longa tradição gastronômica. Foi uma das intro­dutoras dos réchauds no País. Italianos de Firenze, na Tosca­na, instalaram-se em Santos, on­de passaram a preparar ostras gratinadas. Anteriormente, es­ses frutos do mar eram comidos apenas frescos.

Atualmente, o restaurante dos Jardins está sob o comando de Mário Tatini, que com o filho Fabrizio recepciona clientes que vêm chegando à quarta geração. Em um ambiente requintado, po­de-se saborear um drinque em um aconchegante bar climatiza­do ou no salão principal, cerca­do por um jardim de inverno.

Um dos destaques do local está no serviço; algumas receitas são preparadas na mesa, na frente dos visitantes, em fogareiros de prata: entre as opções do menu, vale provar o panserotti

Dentre as melhores pedidas do cardápio, vale a pena destacar o paglia e feno à marecchiaro (fettuccine verde e amarelo, pu­xado com ostras frescas)  e o filé de cordeiro “como o senhor Mário gosta” (puxado no molho de ervas, com arroz fei­to no próprio molho). Como sobremesa, há o exclusivo sorvete quente.

Rotisseria – Andreá e Paola Tatini ainda elaboraram uma maneira mais simplificada e descontraída para atender o público, por meio da Tatini Ro­tisseria (Rua João de Sousa Dias, 307, Campo Belo, telefo­nes 5535-0237 e 5535-5039), on­de são preparadas as massas frescas do restaurante.

A rotisseria trabalha com en­comendas, entrega na área do Campo Belo, além de servir no local. No cardápio, os desta­ques são ravióli de cabrito e pansotti de bacalhau à vicentina recheado, com mo­lho cremoso.

O Tatini fica na Rua Bata­tais, 55, Jardim Paulista, tele­fone 3885-7601.