Imagem Magazine, 1998

Por amor a culinária Casimiro Tatini foi o progenitor da tradi­ção gastronômica da família Tatini. Tudo se iniciou com a casa Antico Fattore, na Itália. Com a imigração itali­ana, seu filho Fabrízio chegou ao Brasil em 4 de julho de 1953 em Jundiaí, esco­lhendo esta data para todas as inaugura­ções dos restaurantes da rede Tatini. No ano seguinte a família Tatini estabeleceu- se em Santos abrindo a sua primeira casa.

O bom serviço e a cozinha de primeira fazia os paulistas descerem à baixada santista para um programa de almoço ou jantar no charmoso restaurante. Em 1958, para a alegria de seus clientes inaugura­ram a casa de São Paulo, mantendo o nome do chefe do “clã” no Brasil. Dando início a uma nova era, os irmãos Mário Attos e Iolanda abrem a primeira casa da rede Tatini.

Desde então o conceituado restauran­te, vem conquistando e mantendo a prefe­rência do público e da crítica, por ser um dos melhores restaurantes tradicionais de toda a safra gastronômica da cidade. A decoração, que lembra a cidade de Firenze – berço da cultura italiana e do “Clã” Tatini – completa o charme da casa.

Imagem Magazine, 1998

 

O grande sucesso que é atribuído a Mário Tatini na grastronomia é sem dúvi­da nenhuma seu alto conhecimento na culinária, fazendo do seu restaurante Ta­tini uma escola para os mais altos Res­taurantes da cidade. Em seu restaurante cada cliente é recebido pessoalmente por ele, que faz questão de sugerir pratos e vinhos, contando várias histórias sobre os mesmos. O interesse com que ele explica a composição de suas criações gastronô­micas, denota o profundo respeito pelo cliente que deseja conhecer um pouco mais da cultura ítalo-brasileira. Conhecido en­tre os habitues por sua simpatia, Mário também conquista por seus pratos dife­renciados, raros de serem encontrados com tanta qualidade e sabor.

Vale salientar que Mário Tatini foi pi­oneiro em colocar o rechoux à mesa do cliente, realizou o primeiro programa cu­linário da televisão brasileira, foi o pri­meiro a incluir o creme de leite nas recei­tas de massa, além das inúmeras pessoas famosas que foram servidas por este gentleman, como Rita Hayworth, Sophia Loren, Ava Gardner, princípes, atores e to­dos os presidentes do Brasil, com exceção do Sarney.

A quarta geração da Família Tatini segue seu exemplo, seu filho Fabrízio ge­rencia a casa da Rua Urussuí, com o mes­mo requinte e simpatia do pai. Suas fi­lhas, as irmãs Andrea, Paola e Thais Ta­tini, também seguiram a vocação do pai, montando a Rosticeria Nastro Azurro, no Campo Belo, funcionando já há quatro anos.

Mário Tatini observou atentamente o desempenho das filhas, para a Rosticeria Nastro Azurro oferecer a mesma qualida­de e requinte que fazem parte da tradi­ção dos restaurantes da rede.

Quando da oportunidade de saborear iguarias de um dos mais requintados car­dápios Bourguignonne, sugerimos como entrada Alcachofra Romana ou Mariscos seguida do prato princi­pal, Panzeroti di Mascarpone al Pomodoro e Basílico ou Faisão Sawaroff.